INTRODUÇÃO
O brasileiro é um povo esplendidamente musical.
Mário de Andrade, Ensaio sobre a música brasileira.
A importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura é inegável. Pode-se constatar que a MPB, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.
O prestígio de nossa música consolida-se em todo o mundo, podendo ser considerada como um dos símbolos de nossa gente, seus hábitos, seus fazeres, haveres e falares. A relevância de nossa produção musical necessita, ainda hoje, de uma reflexão crítica e teórica e de um trabalho historiográfico de fôlego que possam mapear, sistematizar, discutir e ler criticamente o seu vasto universo.
TAREFAS
Suas tarefas consistem em:- Pesquisar (internet, livros, revistas, enciclopédias) o tema de seu grupo;
- Fazer fichamentos e resumos dos textos;
- Preparar seminário;
- Apresentar seminário;
- Trabalho escrito sobre o tema do grupo,
- Fazer um relatório das apresentações em grupo com os comentários mais importantes.
PROCESSO
- Divisão da turma em grupos
- Distribução dos temas e tarefas assim determinados (clique nos links para acessar as atividades de seu grupo):
- Grupo 1 - Tema: Das Origens da Música Brasileira ao Choro.
- Grupo 2 - Tema: Do samba ao Pagode
- Grupo 3 - Tema: Do Caipira ao Sertanejo
- Grupo 4: - Tema: Um cantinho, um violão... A Bossa Nova
- Grupo 5 - Tema: Música Protesto: Os Festivais
- Grupo 6 - Tema: Tropicalismo e Jovem Guarda
- Grupo 7 - Tema: Música Protesto: Os Anos 80/90
- Grupo 8 - Tema: Dos 90 aos dias atuais - O que mudou em nossa música?
Os trabalhos serão avaliados levando em consideração os seguintes critérios:
1. Profundidade e seriedade da pesquisa de dados sobre a música brasileira e seus intérpretes como um todo (1ª etapa do trabalho) ;
2. Qualidade da pesquisa apresentada sobre o Tema do grupo, cantores e/ou grupos brasileiros escolhidos pelo grupo;
3. Qualidade da apresentação oral dos trabalhos indivuais realizados por cada aluno;
4. Beleza estética e quantidade de informações colhidas e colocadas na pesquisa;
5. Organização e cooperação entre os participantes do grupo ao longo do trabalho;
É impotante que todos trabalhem nos grupos pois serão avaliados individualmente, e também em grupos ao confeccionar o seminário. Os seminários serão julgados pela criatividade, organização, informação e estética.
Seminário | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Comentários do avaliador: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Total de 4,0 pontos a serem distribuídos de acordo com o quadro acima:
somatório de:
Até 05 pontos: 1,0
Até 10 pontos: 2,0
Até 15 pontos: 3,0
Até 20 pontos: 4,0
CONCLUSÃO
Espero que este seminário o tenha ajudado a conhecer os principais ritmos e artistas da música brasileira e que ele seja apenas o início para muitas e muitas outras pesquisas que estão por vir.